FIAPE. 40 Mil pessoas visitaram o certame
17 - mai - 13
Cerca de 40 mil pessoas visitaram este ano a 27ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, que decorreu entre os dias 8 e 12 de Maio, segundo indica o município local.
FIAPE 2013 - Estremoz
Cerca de 40 mil pessoas visitaram este ano a 27ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, que decorreu entre os dias 8 e 12 de Maio, segundo indica o município local.
A FIAPE apresentou um vasto leque de expositores em diversas áreas de actividade: pecuária, maquinaria agrícola, actividades comerciais e industriais, produtos regionais, mostra institucional e a 31.ª Feira de Artesanato de Estremoz, com uma participação de 90 artesãos de todo o país.
Pelo palco do evento passaram vários grupos e artistas, com destaque para as bandas União & Dez4linh4dos, Expensive Soul e Tony Carreira.
O certame foi uma organização do Município de Estremoz e Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE), com o apoio de diversas entidades.
Em declarações à BilheteiraOnline, a Câmara Municipal de Estremoz, na pessoa do responsável pelo gabinete de tecnologias de informação da Câmara, conta-nos como correu a experiência de bilheteira e controlo de acessos.
1 - Pode apresentar-nos a FIAPE?
A FIAPE (Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz) é a feira anual de Estremoz dedicada a promover a agricultura, a pecuária e a actividade económica do concelho e da região, decorrendo normalmente em finais de abril ou início de maio. Com o passar dos anos, para além da vertente agrícola tem-se dado também uma grande ênfase à promoção dos produtos regionais, através da realização de concursos gastronómicos e da participação de diversas empresas de produtos agroalimentares, a nível regional e nacional.
Para além disso, decorre em simultâneo com a FIAPE, desde há alguns anos a esta parte, a Feira de Artesanato, que conta com a participação de cerca de uma centena de expositores do concelho e de norte a sul do país.
2 - A FIAPE já tem quantas edições? Como correu a edição deste ano? Atingiu os objectivos esperados?
Este ano foi a XXVII edição da FIAPE e a XXXI edição da Feira do Artesanato. Teve como principal atracção o espectáculo do artista Tony Carreira, que actuou para cerca de 15000 pessoas. Em termos de objectivos, o evento decorreu como o esperado, com a visita de aproximadamente 40000 visitantes nos cinco dias de feira.
3 - Como funcionou o controlo de acessos da FIAPE este ano? Houve alguma inovação?
Este ano houve a urgência de se alterar o controlo de acessos ao recinto (quer ao nível de entradas quer de saídas). Para isso, houve a necessidade de alterar a solução responsável pela gestão das bilheteiras (BilheteiraOnline), bem como de dotar o recinto e as bilheteiras com as infra-estruturas (rede de fibra óptica) necessárias para o bom funcionamento do serviço.
Com estas duas garantias, conseguimos que tanto a venda de bilhetes como o controlo de entradas corresse como planeado, mesmo em momentos de maior afluência.
4 - O que é que motivou a colaboração com a BilheteiraOnline?
A principal razão para mudarmos de solução tecnológica foi o facto de pretendermos uma gestão centralizada dos vários postos de venda de bilhetes, tal como a necessidade de respeitar as novas regras do Ministério das Finanças, no que diz respeito à emissão de facturas.
Para além disso, tínhamos também como preocupação resolver varias questões como:
• Efectuar uma gestão centralizada e através da internet;
• Gerir controlo de acessos aos Equipamentos Culturais e/ou Desportivos;
• Vender bilhetes através da internet e de outras plataformas online;
• Garantir uma gestão de marketing;
• Garantir geração de bilhetes/facturas segundo as novas regras do Ministério das Finanças;
• Elaborar relatórios (ocupação de salas, Vendas, etc);
• Gerir os vários eventos/espectáculos, bem como o de configurar preços, descontos, convites, etc;
• Imprimir bilhetes personalizados ao evento;
• Efectuar uma gestão de reservas.