ENTREVISTA COM A ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL PANDA
01 - jun - 17
Famílias inteiras a celebrar o verão, desfrutando do bom tempo e da animação do maior festival para crianças (e não só) em Portugal. Um espetáculo ao qual não vai querer faltar.
Festival Panda
O Festival Panda celebra este ano o seu 10º aniversário. Como surgiu a ideia de criar este festival para famílias?
A ideia de criar um Festival Infantil, tem como ponto de partida a possibilidade de Pais e Filhos passarem uma manhã ou uma tarde juntos, ao ar livre, e com as personagens preferidas dos mais pequenos.
Em ano de aniversário esperam-se muitas novidades. Quais?
Vamos ter muitas das personagens de maior sucesso do Canal Panda. A maior surpresa este ano é a presença da Patrulha Pata, pela primeira vez em Portugal. Vamos também ter a Masha e o Urso, a Kate & Mim Mim, os Ursinhos Carinhosos e muitos mais.
O evento arranca no dia 24 de junho no Porto, e depois de passar por Lisboa estará pela primeira vez em Leiria. Porque é que decidiram alargar o festival a outra região do país?
O Festival Panda é uma organização de grande envergadura e, como tal, é preciso reunir um conjunto de condições para que seja viável. Pensamos que Leiria reúne todas as condições necessárias e, para além disso, encontrámos na CM de Leiria o apoio e entusiasmo para tornar possível o primeiro Festival Panda no centro do país.
Um festival com esta dimensão e que envolve famílias e muitas crianças, exige uma organização e logística especiais?
Sim, aliás esse é um dos nossos grandes desafios, todos os anos aprendemos e queremos fazer melhor. A nossa maior preocupação é conseguirmos dar conforto às famílias que nos visitam. O maior desafio é sempre conseguir ter zonas de sombra que não obstruam a visibilidade para o palco, e ao mesmo tempo, sejam seguras caso existam ventos mais fortes.
Quantas pessoas trabalham para tornar possível este grande evento ao ar livre?
Mais de 300 pessoas trabalham direta e indiretamente no Festival Panda.
Quantos visitantes receberam no ano passado e quais foram, em anos anteriores, as cidades com mais público? É possível saber as idades da maioria dos visitantes?
Recebemos cerca de 60.000 visitantes, mas este ano com a inclusão de Leiria, contamos ultrapassar esse número. No entanto, não vamos aumentar o limite de pessoas por sessão, pelo contrário, poderemos até reduzir ligeiramente esse número para darmos mais conforto aos nossos visitantes. A cidade que teve mais público até hoje, foi Lisboa. O nosso público infantil tem essencialmente entre 2 e 7 anos, mas é relevante o número de crianças com mais de 7 anos. Temos uma audiência de 53% de adultos e 47% de crianças.
António Villas-Boas
Lemon Live Entertainment